REVISÃO GRAMATICAL
Possui um livro pronto e pretende enviá-lo para várias editoras? Escreveu um artigo e quer submetê-lo em uma revista acadêmica? Teve um poema ou conto aceito para a publicação em uma antologia? Para todos esses e vários outros casos, sugere-se uma revisão gramatical, a fim de sanar quaisquer problemas e erros que porventura existam no texto. Lembre-se: o texto é seu cartão de visita; nele o seu nome está estampado. Então, por que não tratá-lo com dedicação especial? A revisão gramatical, assim, objetiva:
-
a precisão vocabular;
-
a obediência às regras gramaticais de concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; pontuação; acentuação; flexão de nomes e verbos; colocação de pronomes; grafia das palavras;
-
a clareza e a coerência;
-
a adequação do vocabulário e estilo ao gênero e objetivo do texto.
Ou seja, um artigo acadêmico exige uma revisão diferente da revisão de um poema, por exemplo, já que o último é um texto literário, subjetivo, em que os sentimentos, as impressões e o estilo do autor estão tatuados. Essa tatuagem é a marca do autor. Não deve, de modo nenhum, ser extirpada. Por outro lado, um artigo acadêmico segue um padrão com relação à forma e ao conteúdo, pois precisam ter uma metodologia científica. Embora possa não parecer, um e-mail em massa, enviado para 100 mil contatos, é um texto de suma importância, porque nele está embutida a imagem da empresa ou do destinatário. Assim, independentemente do tamanho, qualquer texto necessita de uma revisão, seja por conta da sua relevância ou da credibilidade aspirada a ele.
O que revisamos?
-
Trabalhos acadêmicos/científicos – artigos, resenhas, monografias, dissertações, teses, relatórios, projetos de pesquisa.
-
Textos literários/artísticos – poemas, crônicas, contos, novelas, romances, peça teatrais, charges, histórias em quadrinhos, letras de música, roteiros de filmes e de televisão.
-
Textos publicitários – catálogos de empresas, anúncios, slogans, folders, jingles, spots, posts patrocinados, frases de efeito, e-mails em massa.
-
Textos e postagens para blogs, sites e redes sociais.
-
Textos didáticos e apostilas em geral.
-
Textos jornalísticos – anúncios, resenhas, artigos, entrevistas, notícias, editoriais, classificados, reportagens, releases (para lançamentos de eventos, livros, álbuns, músicas, produtos em geral).
-
Textos instrucionais – bulas, receitas de culinária, guias turísticos, regras de jogo, instruções de provas, folhetos explicativos, manuais, tutoriais.
-
Textos de correspondência – e-mails, atas, relatórios, cartas comerciais, memorandos, correspondências oficiais em geral.